A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) promove na próxima quinta-feira (27 de novembro), em Manaus, o 1º Encontro ZFM+ESG: Jornadas Sustentáveis na Amazônia.
O evento ocorrerá no auditório Floriano Pacheco, na sede da Suframa, localizado na avenida Ministro Mário Andreazza, no Distrito Industrial I.
Desse modo, o encontro tem o propósito de inspirar, conectar e orientar empresas da Zona Franca de Manaus (ZFM) na adoção de práticas ESG (ambiental, social e de governança).
Essa orientação será feita através do compartilhamento de experiências, apresentação de soluções de mercado e articulação institucional.
O evento, que acontece das 8h15 às 11h50, desta quinta-feira, é focado nos eixos: ambiental, social e de governança. Inclui mesas-redondas e painéis de soluções. Embora seja presencial, o evento também conta com transmissão online.
Público-alvo
O encontro ZFM+ESG, da Suframa, é direcionado a um público amplo que inclui empresas do polo industrial de Manaus, prestadores de serviços ESG, instituições públicas e privadas, a academia e a sociedade civil organizada.
A programação será iniciada com o credenciamento e “welcome coffee”, seguido por uma coletiva de imprensa às 8h30. A solenidade de abertura, prevista para às 8h45, contará com a participação de representantes da Suframa, Cieam, Unicef e Fundação Rede Amazônica*.
Temas em destaque
O cronograma do dia é intenso, priorizando a troca de experiências e a apresentação de soluções práticas nos três pilares do ESG:
Entre 9h15 e 9h55, duas mesas-redondas simultâneas abordarão os pilares ambiental e social.
Mesa Redonda 1: Experiências de Jornada – Eixo Ambiental (E): empresas aderentes apresentarão casos de sucesso em temas cruciais como gestão de resíduos, eficiência energética, descarbonização e bioeconomia.
Mesa Redonda 2: Experiências de Jornada – Eixo Social (S): o foco será em casos de impacto social, diversidade e inclusão, desenvolvimento de comunidades e bem-estar do colaborador.
Soluções de mercado e governança
Após as mesas iniciais, o evento dedicará espaço para a apresentação de ferramentas e práticas de mercado:
No Painel de Soluções 1 e 2 vão tratar de empresas de serviços ESG, como: certificação, consultoria e soluções tecnológicas, com apresentações de oportunidades práticas e acessíveis para que as empresas possam iniciar ou avançar em sua jornada ESG.
Em seguida, a mesa redonda 3: Experiências de Jornada vai debater o – Eixo Governança (G). Empresas apresentarão seus casos de sucesso especificamente nesse eixo.
Sustentabilidade industrial
Para o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, destacou a importância do evento:
“O 1º Encontro ZFM+ESG: Jornadas Sustentáveis na Amazônia será uma bússola de sustentabilidade para as indústrias da Amazônia. Assim como uma bússola orienta um explorador a encontrar o caminho certo (o Norte), o evento vai oferecer orientação prática e experiências reais para ajudar as empresas da Zona Franca de Manaus a navegar pelo complexo território da responsabilidade ambiental, social e de governança”, ressaltou o superintendente da Suframa.



