A nova carteira, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente, será reconhecida em todo o território nacional como documento oficial dos professores.
Com validade de 10 anos, o documento é destinado a docentes de todas as etapas e níveis da educação, das redes pública e privada.
O sistema de solicitação da CNDB será aberto a partir desta quinta-feira (16), por meio da plataforma Mais Professores, acessível com login pela conta gov.br. O programa pretende alcançar cerca de 2,7 milhões de docentes em atividade em todo o país.
Para solicitar a carteira, o professor deve possuir CPF regular junto à Receita Federal e estar em exercício da função docente em uma instituição de ensino. O sistema preencherá automaticamente as informações cadastrais e de vínculo profissional.
Dessa forma, o docente deverá apenas confirmar os dados, inserir endereço e contato, fazer o upload de uma foto, e autorizar a emissão.
Após a validação, o profissional terá acesso à versão digital da CNDB, disponível para download imediato, o que também garante acesso aos benefícios do programa Mais Professores.
Durante o evento, Lula reforçou que a educação é o alicerce para o desenvolvimento e a soberania nacional.
Como pedir a CNDD
- Caso atenda a esses critérios, o sistema irá trazer, automaticamente, os dados pessoais e informações sobre vínculo com instituições de ensino
- O professor deve, então, verificar os dados e confirmar as informações
- Caso algum dado esteja incorreto, será preciso entrar em contato com a instituição empregadora
- Após isso, deve informar endereço completo e contato (e-mail e telefone)
- Em seguida, faz o upload de uma foto dentro dos parâmetros do sistema
- Nesse momento, o docente poderá visualizar a futura CNDB com foto e dados completos
- Caso os dados estejam corretos, é necessário confirmar a emissão
- Ao fim, será exibida a versão digital da CNDB, com opção para download, que já dá acesso aos benefícios do Mais Professores.
*Com informações da Agência Gov|Via Planalto.



