A Prefeitura de Manaus emitiu alerta no fim da noite de ontem, terça-feira, dia 7, de que o município está sob atenção metereológica. Há previsão de “chuvas intensas, acompanhadas de ventos fortes e raios a partir da madrugada desta quarta-feira, 8/10”.
Este ano, o Amazonas, principalmente a região metropolitana de Manaus vive uma situação climática atípica. Praticamente, não houve o regular verão, com forte calor e chuvas isoladas. Esse período vai de junho a novembro. No entanto, setembro, pico do verão amazônico, registrou chuvas quase todos os dias.
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), informa que o município encontra-se em estado de atenção em razão da previsão de chuvas intensas, acompanhadas de ventos fortes e raios a partir da madrugada desta quarta-feira, 8/10.
Os meteorologistas da Defesa Civil Municipal seguem monitorando as condições climáticas. As previsões indicam possibilidade de pancadas fortes de chuva com raios e rajadas de vento, podendo atingir diferentes zonas da cidade. O órgão mantém vigilância constante sobre as áreas de risco e os sistemas de alerta.
As equipes de monitoramento e resposta da Defesa Civil Municipal estão de prontidão para atender possíveis ocorrências, atuando de forma integrada com outros órgãos da Prefeitura de Manaus.
Em caso de emergência, a população deve acionar imediatamente a Defesa Civil pelos números 199 (ligação gratuita) ou (92) 98802-3547 (WhatsApp).
A Prefeitura de Manaus também orienta que os cidadãos se cadastrem para receber alertas oficiais por SMS, enviando gratuitamente o CEP da residência para o número 40199. O serviço é oferecido pela Defesa Civil Nacional e permite que os moradores recebam, em tempo real, informações sobre riscos de desastres e orientações preventivas.
A Defesa Civil reforça ainda que os moradores evitem se abrigar sob árvores durante as descargas elétricas, mantenham distância de postes e fiações e redobrem a atenção ao trafegar em áreas com histórico de alagamento.
As equipes seguem de plantão, em alerta máximo, acompanhando as condições do tempo e preparadas para realizar atendimentos de forma imediata em caso de necessidade.



