Durante cerimônia do Dia dos Professores, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez duras críticas ao Congresso Nacional. Diante do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), Lula declarou que o Parlamento “nunca teve a qualidade de baixo nível que tem agora”.
“Hugo é presidente do Congresso e ele sabe que esse Congresso nunca teve a qualidade de baixo nível que tem agora. Aquela extrema-direita que se elegeu na eleição passada é o que existe de pior”, afirmou o presidente.
O evento, marcado por vaias a Motta e gritos de “sem anistia”, ocorreu enquanto Lula anunciava o programa Mais Professores e a Carteira Nacional Docente (CNDB). O petista se levantou e ficou ao lado do deputado durante o discurso dele, em gesto de apoio institucional.
Em outro momento, Lula criticou a direita e o ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que vive nos Estados Unidos desde março.
“Em 2026 é o ano da verdade. Temos que parar com esse negócio de cidadão ir para os Estados Unidos tentar inflar os americanos contra nós”, disse.
A nova carteira docente, lançada durante o evento, garantirá meia-entrada e descontos a professores das redes pública e privada, com validade de dez anos.



