Protagonizando um marco na segurança pública municipal, o prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, na tarde desta segunda-feira, 1º/12, o novo conjunto de armamentos da Guarda Municipal e anunciou a nomeação de 126 novos guardas, habilitados recentemente no curso de formação. A cerimônia de apresentação ocorreu na Lagoa do Japiim, zona Sul da cidade.
Entre as novas armas da Guarda Municipal de Manaus está um cão robô. Ele será utilizado para acessar locais de difícil alcance e auxiliar em situações onde um agente humano poderia estar exposto a risco. Também será utilizado em projeto educativo que começa em 2026, nas escolas, no programa Guarda Mirim Contra as Drogas.
Além do cão, são 150 pistolas Taurus TS9, calibre 9 mm, menos letal. A arma é equipada com munição de elastômero, tecnologia que proporciona respostas com base no uso progressivo da força. Paralelamente, Manaus se torna a primeira e única Guarda Municipal do Brasil a operar com uma pistola menos letal, equipada com munição de elastômero, tecnologia que garante respostas proporcionais e fundamentadas no uso progressivo da força.
O anúncio integra um amplo processo de modernização da Guarda Municipal, que vem sendo conduzido diretamente pelo prefeito, marcando um ciclo histórico de avanços em veículos, equipamentos, formação e expansão de efetivo.
Durante a apresentação, o prefeito David Almeida destacou a transformação profunda pela qual a corporação vem passando desde o início de sua gestão.
“A Guarda Municipal de Manaus nunca foi tão forte quanto na nossa gestão. Depois de 74 anos, fizemos o primeiro concurso para agentes armados, saímos de dois veículos para mais de cem e fomos os primeiros a autorizar a arma de fogo. Hoje, entregamos mais 150 pistolas TS9 e somos a única Guarda do Brasil com pistola menos letal, de munição elastomérica. Segurança nem é obrigação da prefeitura, mas nós estamos fazendo, e fazendo muito. Manaus não espera”, enfatizou.
O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Alberto de Siqueira, reforçou que a incorporação do novo equipamento menos letal coloca Manaus na vanguarda nacional. “A adoção da pistola menos letal com munição de elastômero é um divisor de águas. Nenhuma outra guarda municipal do Brasil possui esse armamento. Isso demonstra profissionalismo, responsabilidade e compromisso com a vida. É tecnologia aplicada para garantir abordagem qualificada e respeito ao cidadão”, garantiu.
A modernização da corporação integra um conjunto maior de investimentos que a Prefeitura de Manaus vem realizando para fortalecer a segurança municipal com planejamento, responsabilidade e ações concretas que entregam resultados reais para a população.
Além dos 126 guardas já nomeados recentemente, a prefeitura se prepara para ampliar ainda mais o efetivo. O próximo concurso público ofertará 590 vagas, totalizando quase 1.500 agentes até 2027, consolidando Manaus entre as guardas municipais mais estruturadas e capacitadas do país.
Com novos armamentos, equipamentos de ponta, efetivo fortalecido e uma doutrina alinhada ao uso progressivo da força, a Guarda Municipal de Manaus vive o maior avanço de sua história, um avanço conduzido com protagonismo direto do prefeito e com foco absoluto na proteção da população.



